segunda-feira, 28 de julho de 2008

2008: ANO INTERNACIONAL DOS IDIOMAS


2008 é o ano internacional dos idiomas e a UNESCO quer celebrar este ano promovendo e protegendo a imensa diversidade linguística do nosso planeta. E nós educadores devemos fazer a nossa parte mostrando aos alunos a importância da linguagem. Estima-se que mais da metade das cerca de 6700 línguas faladas em todo o planeta está ameaçada de extinção a longo prazo, sendo que a cada duas semanas uma delas deixa de ser praticada.

Uma das diretrizes desse plano é a criação de iniciativas educacionais promovendo inclusão e educação de qualidade, apoiando a educação bilíngüe ou multilíngüe, especialmente o uso da língua materna, em todos os níveis educacionais e nos ambientes formais e informais.

Projetos como este são importantes, pois no Brasil o índice de analfabetismo ainda é muito alto e precisamos nos unir, sociedade e governo para combater um mal que prejudica o desenvolvimento do nosso país.

Fonte: UNESCO Brasil

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Internet:conteúdo ao alcance de todos.

A Internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invenção do telégrafo, telefone, rádio e computador prepararam o terreno para esta nunca antes havida integração de capacidades. Ela é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas.
A Internet hoje é uma larga infra-estrutura de informação, o protótipo inicial do que é freqüentemente chamado a Infra-Estrutura Global ou Galáctica da Informação. A história da Internet é complexa e envolve muitos aspectos, tecnológicos, organizacionais e comunitários. E sua influência atinge não somente os campos técnicos das comunicações via computadores, mas toda a sociedade, na medida em que usamos cada vez mais ferramentas online para fazer comércio eletrônico, adquirir informação e operar em comunidade.
É uma ferramenta fundamental para qualquer profissional e o professor deve buscar meios de interagir e se familiarizar com a internet, de maneira que eles transmitam esse hábito aos alunos e os transformem em pesquisadores, fato justificado pela cobrança da sociedade por profissionais que tenham esse perfil de ir atrás de suas necessidades, pois assim estarão sempre aprendendo.