quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O Grande Colisor de Hádrons

A cerca de 100 metros de profundidade, sob a fronteira entre a França e a Suíça, existe uma máquina circular que pode nos revelar os segredos do universo. Ou, de acordo com algumas pessoas, poderia destruir toda a vida na Terra. De uma maneira ou de outra, trata-se da maior máquina do mundo e examinará as mais ínfimas partículas do universo. Estamos falando do Grande Colisor de Hádrons ou LHC (Large Hadron Collider).O LHC é parte de um projeto conduzido pela Organização Européia de Pesquisa Nuclear, também conhecida como CERN(em inglês). O LHC é mais um componente do complexo de aceleradores do CERN nas cercanias de Genebra, Suíça. Assim que for acionado, produzirá feixes de prótons e íons em velocidades que se aproximam da velocidade da LUZ. Ele fará com que os feixes colidam uns com os outros e em seguida registrará os eventos resultantes dessa colisão. Os cientistas esperam que esses eventos possam nos dizer mais sobre como o universo começou e o que o compõe.
É o mais ambicioso e o mais poderoso acelerador de partículas construído até hoje. Milhares de cientistas de dezenas de países estão trabalhando juntos e competindo uns com os outros, para realizar novas descobertas. Seis locais ao longo da circunferência do LHC recolhem os dados das diferentes experiências. Algumas dessas experiências se sobrepõem e os cientistas estarão tentando ser os primeiros a descobrir novas e importantes informações.
O propósito do grande colisor de hádrons é ampliar o conhecimento humano sobre o universo. Embora as futuras descobertas dos cientistas possam conduzir a aplicações práticas, não é essa a razão para que centenas de cientistas e engenheiros estejam construindo o LHC. Essa máquina foi construída para ampliar o nosso conhecimento. Considerando os custos de bilhões de dólares e a necessária cooperação de numerosos países para criá-la, a ausência conspícua de uma aplicação prática pode ser surpreendente.
Fonte: Diário de Pernambuco

15 comentários:

Unknown disse...

Apesar de ambicioso é um projeto que ao se realizar, poderá tirar muitas dúvidas da humanidade.
Aumentando nosso conhecimento sobre o Mundo.
3º B

Unknown disse...

É um projeto que tem como foco principal fazer com que a humanidade entenda mais sobre o universo.
Com ele muitas dúvidas serão tiradas.
Porem foi necessária uma junção de paíse para que ele se realize.
3ºB

Marii disse...

Gostei muito da matéria do Diário de Pernambuco. É importante saber o que está acontecendo no mundo e observando os impactos que algumas ações podem nos trazer. Esse Colisor de Hádrons é um exemplo do quanto evoluímos no que diz respeito à tecnnologia e ciência. Grandes descobertas poderão acontecer, e a partir disso poderemos enteder como funciona o nosso mundo em geral. Muito Legal.


( Mariana Coutinho - 3° A )

Unknown disse...

Achei muito interessante esse acelerador de particulas, espero que ele possa realmente nos ajudar a entender melhor como que surgiu o universo! Mas também como disse o texto "de acordo com algumas pessoas, poderia destruir toda a vida na Terra", tenho muito medo disso hehe, mas acho que nao chega a tanto ( espero ) enfim, é um projeto muito interessante e muito bom para nosso avanço do conhecimento do surgimento do universo.

( Jéssica Cavalcanti 3º ano B )

Unknown disse...

Tudo o que os cientistas descobrirem daqui para frente vai ser muito útil para o mundo pois poderá resolver alguns problemas e nos ajudar a descobrir de onde viemos e para onde vamos.Embora eu creia que nossa existência se de ve a Jesus Cristo e nossa morte sera ao seu lado.
Está máquina poderá vir a ser muito perigosa se ela conseguir destruir a vida na terra,mas também poderá nos ajudar muito para não só o nosso futuro mas de nossos descendentes.

Roselane de Cássia - 3º "B"
Escola Santa Maria

Unknown disse...

Acho muito bom a iniciativa tomada por estes países, pois por um lado talvez descubram como o mundo fuciona podendo até ajuda-lo a se manter, mas por outro afetará muito a sociedade em geral como: religiões, pois as pessoas pensarão "se o homem é capaz de produzir o que achavamos que só Deus poderia como saberemos que realmente foi Deus quem crio o mundo, quem empedirá o homem de viajar atravês do espaço tempo podendo mudar a história", estás perguntas surgirão em consequência do desenvolvimento do acelerador de partículas(LHC). Este feito científico e tecnológico afetará não só no social como também no econômico. Se esta máquna realmente fucionar como desejado, será, para mim o maior avanço tecnológico e científico do mundo, utrapassando qualquer descoberta que seja, da cura de qualquer um tipo de doença.


Luiz Fellype 3º Ano B

Unknown disse...

Mais um excelente avanço científico que tem muito o que oferecer a humanidade. No momento não tenho muito o dizer a respeito das conseqüências que o LHC possa nos trazer, tudo ainda é recente.
Mas acredito que pra uma experiência dê certo, tem que pensar no positivo.
No quão benéfico e revolucionário isso será ao conhecimento da humanidade. Revolucionário, sim. Porque o choque dessas partículas pode vir a revelar coisas inovadoras, trazendo consigo não só descobertas como até a possibilidade de destruir conceito até então "rezados" por todos.
Agora é esperar pra ver no que vai dar.

Unknown disse...

O acelerador de partículas é um grande avanço científico, aperfeiçoando as tecnológias atuais e desenvolvendo novas. Além disso poderá "simular" um big-bang com os choque de partículas, que ajudaria muito a compreensão da criação do mundo.

Júlio Andherson 3º B

Fabio Correia 3º "b" disse...

O acelerador de Partículas de Alta Energia "Hadron" é um importante instrumento para ajudar os cientistas a compreender a origem da matéria no Universo e a sua evolução desde os primeiros momentos do “Big Bang”. As experiências com o LHC deverão ajudar a responder a um grande número de perguntas.

Fábio Correia 3ºB

Unknown disse...

Adorei essa maneira que os cientistas acharam para tentar nos responder várias perguntas,uma delas é que até hoje nunca soubemos ao certo de que maneira foi originado esse nosso planeta cheio de coisas misteriosas!
Através desse projeto o mundo pode quebrar vários tabus em uma única jogada!; mudando as formas de pensamento, crenças,etc.
Espero que ele tenha um resultado muito proveitoso para todos os engajados nessa missão e também para todos os espectadores de toda a TERRA!
E também torço para que o LHC não cause um verdadeiro "Big Bang" na cabeça das pessoas (no caso nada mais nada menos que toda a população mundial!)

Severino Marinho 3º"B

Unknown disse...

Bom e grande projeto dos cientista para descobrirem de onde o Universo e as demais coisas nasceram de verdade, mais se não tiver a resposta certa e concreta a Organização Européia de Pesquisa Nuclear vai perder muito dinheiro que podia ajudar os necessitados que passam fome e miseria no mundo atual.
Pedro Victor 3°B

Unknown disse...

bem esse projeto tem um lado positivo e um negativo.
o positivo é que poderemos saber mais sobre o mundo e comprovar mais ainda que a ciência cada vez mais esta nos surpreendendo de todas as formas; esses cientistas estam provando que a ciência alem de ter muito amis ainda a se desenvolver podera descobrir ou melhor revelar um caso q ate hoje é misterio.
o lado negativo é que surgirá uma grande polêmica se esse projeto de certo sobre o que esta escrito na biblia, o que eu particularmente acredito, mas em parte a ciência tem a haver com o surgimento do universo, e é isso que daqui a uns tempos queremos descobrir.

adorei o assunto tio Gil
beiijoos

Maria Érika de Oliveira Cabral
3º B

ivonaldo disse...

Esse projeto abre as portas para a descoberta de um grande mistério: nossas origens.
Com ele,além de serem desvendados grandes mistérios,outros maiores aparecerão.
Por isso temos que ficar atentos às novidades,pois a informação é tudo atualmente.

Ivonaldo leidson
3ºB

Unknown disse...

Esse projeto é muito interessante, acho a tentativa da recriação do big bang fantastica grande feito da ciencia se realmente conseguirem ”maravilhoso” porém com tanto dinheiro investido para apenas a obtençao de conhecimento cientifico.Seria um ganho da humanidade e nao so dos cientistas!

Maíssa 3ºB

Bárbara Farias disse...

Eu tenho medo dele!
Mas é interessane.